segunda-feira, 3 de setembro de 2007

49.

o bigode velvetiano

Bigode é o conjunto de pêlos faciais humanos, localizados entre o nariz e o lábio superior e é comum ser preservado por alguns homens junto ou não de uma barba. Também ocorre em mulheres que, em sua maioria, optam por raspá-lo.
Historicamente, pode dizer-se que o bigode é um traço facial que tende a identificar diferentes culturas. Na sociedade ocidental o bigode caiu em desuso nas últimas décadas, sendo substituído por uma crescente exigência de limpeza visual.
Não é despropositado dizer que a sociedade global associa o bigode a alguns fenómenos sociais que não dependem da geografia. Motoqueiros e toureiros são, por vezes, associados ao uso do bigode. Teve grande importância na sociedade do século XIX e primeira metade do século XX. A utilização demonstrava ostentação socio-económica e tinha uso quase que obrigatório entre os homens de grande importância no período acima citado.

1 comentário:

Salamandra Pintarolas disse...

"Também ocorre em mulheres que, em sua maioria, optam por raspá-lo."
RASPÁ-LO? RASPÁ-LO? Na, na, na, NÃO!

As mulheres optam por depilá-lo (também não soa bem), arrancá-lo (também não) ou descolorá-lo (isto sim, parece-me chique: uma singela orla doirada sobre o lábio superior)!

*****
O bigode velvetiano é lindo!
Mas o da Sara é o mai´finesse! Faz lembrar um qualquer padrão de azulejos hi hi hi